Módulo I

Políticas inclusivas e medidas educativas para alunos com NEE

Utilizando o link disponibilizado pode aceder a um desenvolvimento da temática.

Medidas inclusivas e medidas educativas para a educação

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Comentário


A inclusão é um tema importante, que tem sido debatido ao longo dos tempos. O termo em si reveste-se de uma certa beleza social.

As batalhas ganhas com a Declaração de Salamanca procuraram mudar mentalidades e obrigar as instituições a alterar as suas políticas inclusivas.

Será que as mudanças foram assim tão profundas? Será que existe a integração plena? Será que a inclusão realmente existe?

Começo por salientar que um programa inclusivo reveste-se de complexidades extremas e a nossa sociedade não está preparada para cortar com os valores instituídos.

O complexo mundo do ensino catapulta muitas vezes a integração para um plano banal, injustificado e sem sentido. Existem metas a cumprir, indisciplina a tratar, exames a realizar, rankings a manter e custos a reduzir.

Quem trabalha diariamente com alunos possuidores de nee compreende como está a decorrer a integração das crianças nas nossas escolas.

Quantos alunos, em média, tem um professor de Educação Especial? Quantos processos conhece? Muitos, muitos e muitos. Mas que acompanhamento é feito a esses alunos, que medidas recebem, que contacto têm esses professores com eles??? Na realidade, muitos desses professores não têm uma única hora letiva semanal de trabalho efetivo com eles, estão presentes nas reuniões, acumulados em processos, mas trabalho em campo… nada.

O caminho da Educação Especial está a ser preparado por equipas especializadas que pretendem, com metade dos professores existentes, fazer um trabalho perfeito - Utopia.
As lutas travadas estão a esfumar-se, simplesmente por causa de uma sociedade economicista, que vive da imagem, da arrogância e não se preocupa verdadeiramente em incluir.
16 de Abril de 2014 às 13:55